[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]MIGUEL PORTAS DEIXOU UM LEGADO DE AFETOS, IDEAIS, PRINCÍPIOS E CAUSAS E UM PENSAMENTO ABRANGENTE E SEMPRE EM CONSTRUÇÃO, fundado num olhar e numa atenção sobre as gentes e as terras. Habituou-nos ainda a uma maneira inconfundível de promover debates plurais e uma reflexão crítica e comprometida com a actualidade deixando-nos marcas de vitalidade e generosidade em múltiplas e diversificadas frentes.
Miguel Portas, com a sua reflexão e prática, marcada por agendas baseadas em inquietações, dúvidas, incertezas e controvérsias em contra-ciclo da indiferença e irreverência, assumiu compromissos com causas humanistas, de cidadania e civilizacionais e serviu de inspiração e incentivo a ousadias de percursos por campos de (im)possíveis.
Um desses campos era sem dúvida a atenção que Miguel Portas devotava às “margens” e a sua insistência em criar “pontes”, promovendo ligações entre as gentes e povos, apelando sempre “ao melhor que cada um tinha para dar”, pela causa de unir o que estava desunido, de coser o que estava descosido, de criar diálogos onde havia silêncios, de encontrar caminhos e tesouros onde os cardos pressupunham desertos.

O PRÉMIO
Um grupo de amigos do Miguel Portas junta-se a seus familiares no sentido de manter presente o seu legado (material e imaterial) através da criação de um Prémio – que se espera possa ser anual – como forma de dar visibilidade a reflexões e práticas sociais e culturais – no respeito pelas diferenças – em torno de agendas das questões europeias e, em particular, do mundo mediterrâneo e do seu país (ou seja, de iniciativas centradas em Portugal sem prejuízo das relações com outros territórios).
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_separator color=”black” align=”align_center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Prémio Miguel Portas 2015-2016
“O Mediterrâneo entre pontes e margens.
Representações do Outro e migrações”

24 DE MAIO 2015 | 16H00 | Livraria Ler Devagar, LX Factory

No momento em que o mediterrâneo se transforma num mar de morte para milhares de homens, mulheres e crianças que tentam fugir à fome, à guerra, à tortura e à morte, a Associação Cultural Miguel Portas, promove um debate sobre o tema  “O Mediterrâneo entre pontes e margens. Representações do Outro e migrações”, dia 24 de maio 2015, 16h00 na Livraria Ler Devagar, na LX Factory, Lisboa.

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”659″ border_color=”grey” img_link_large=”” img_link_target=”_self” img_size=”large” css_animation=”top-to-bottom”][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” el_id=””][vc_column width=”1/1″][vc_separator color=”grey” align=”align_center” style=”” border_width=”” el_width=””][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Prémio Miguel Portas 2013

VENCEDOR 
Binaural/Nodar www.binauralmedia.org

MENÇÕES HONROSAS
Buala http://www.buala.org/
Mouraria Light Walk https://www.facebook.com/mourarialightwalk

Em sessão pública realizada no dia 30 de abril de 2014, na livraria Ler Devagar, em Lisboa, foi divulgada a decisão relativamente ao prémio. Por decisão unânime do júri foi decidido atribuír o Prémio à BINAURAL – Associação Cultural de Nodar (São Pedro do Sul). No entendimento do júri trata-se de um projecto exemplar no modo como articula a qualidade, o rigor e a exigência da experimentação de novas linguagens artísticas com um contexto do interior do país, esquecido pelos roteiros habituais das manifestações culturais em Portugal. A sua persistência, resistência e qualidade, assim como a sua distinção perante a desatenção com a qual o contexto cultural e social português o têm ignorado e mantido invisível, testemunharão a capacidade deste Prémio destacar uma iniciativa de cidadania que enriquece e diversifica não só a pequena comunidade onde se manifesta, como também a comunidade de todos a que ela nos juntamos no seu reconhecimento.

O Prémio teve o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian
fcg

Para consulta mais aprofundada podem-se ler os seguintes artigos:
Jornal i : Prémio Miguel Portas distingue associação Binaural
Expresso: Prémio Miguel Portas distingue Associação Binaural
Público: Prémio Miguel Portas para associação que faz mapas dos sons das aldeias
tvi24: Prémio Miguel Portas: primeiro vencedor anunciado quarta-feira
Notícias ao Minuto: São Pedro do Sul – Prémio Miguel Portas distingue associação Binaural
Esquerda.net: Associação Binaural é a vencedora do Prémio Miguel Portas
Correio da manhã: Prémio Miguel Portas para iniciativas sociais é entregue na quarta-feira
Global Imagens: Entrega do Prémio Miguel Portas[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”563″ border_color=”grey” img_link_large=”” img_link_target=”_self” css_animation=”top-to-bottom” img_size=”large”][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” el_id=””][vc_column width=”1/1″][vc_separator color=”grey” align=”align_center” style=”” border_width=”” el_width=””][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Conversa à volta de imagens

Este Domingo, dia 4 de Maio, às 16:30h no bar “Funky”, na LX Factory haverá ainda uma conversa “à volta de imagens” com antigos colegas de trabalho de Miguel Portas. Esta será acompanhada das imagens produzidas nesse tempo e contará com a participação de Álvaro Rosende, Camilo Azevedo, Daniel Blaufuks e Luís Carlos Amaro sob moderação de Daniel Oliveira.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”565″ border_color=”grey” img_link_large=”” img_link_target=”_self” css_animation=”bottom-to-top” img_size=”large”][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” el_id=””][vc_column width=”1/1″][vc_separator color=”grey” align=”align_center” style=”” border_width=”” el_width=””][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Entrega do Prémio MIGUEL PORTAS 2013

Dia 30 de Abril, às 18h será atribuído o Premio Miguel Portas na Livraria Ler Devagar na LX Factory. Estará presente na cerimónia o “Grupo de cantares de Manhouce” e, no seguimento, às 22:30h, haverá festa no “Funky” (bar na LX Factory) com a presença da DJ Simplesmente Maria.

 

O prémio
O prémio a atribuir em 2013 é de 10 000 Euros.

Âmbito & destinatários
O tema escolhido para o Prémio de 2013 é: “As Margens e as Pontes”, privilegiando a atenção às diferenças (as margens) e às alternativas (as pontes) de exercícios de cidadania, tolerância e emancipação, de natureza pública ou privada, de caráter formal ou informal, expressas em (i) iniciativas sociais e de intervenção com resultados significativos; (ii) relatos de situações criticas ou projetos alternativos com impacte público; (iii) narrativas de ambientes e habitats característicos.

Candidaturas
O processo de candidatura decorrerá on-line, entre 1 de setembro e 30 de novembro, através de uma prévia manifestação de interesse (dos próprios ou através de proponentes) com base num regulamento próprio e formulário eletrónico, devendo consultar-se as instruções ao seu preenchimento.

Composição do júri
O júri é constituído por Nuno Portas (Presidente), Ana Drago; António Costa; Augusto M. Seabra; Clara Ferreira Alves; Cláudio Torres; Isabel Allegro; João Fernandes; José Manuel Pureza; Maria do Carmo Bica; Miguel Vale de Almeida.

Atribuição do prémio
O prémio 2013 será divulgado em abril de 2014, e a candidatura ganhadora será disponibilizada no site.

Outros
São admitidos suportes escritos, de imagem, audio – visuais ou outros que considerarem apropriado (documentários, banda desenhada, arte urbana, fotografia, reportagens, etc.) Os contactos para informações deverão ser feitos para o secretariado através do mail: jurimp2013@gmail.com As contribuições financeiras para o Prémio devem ser realizadas na conta NIB 0018 0003 33600 4380207 3, IBAN 5000 18000 33360043 8020 73

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”566″ border_color=”grey” img_link_large=”” img_link_target=”_self” css_animation=”top-to-bottom” img_size=”large”][/vc_column][/vc_row]