Apresentação do Prémio Miguel Portas 2015-2016
ENQUADRAMENTO
Para além das Saudades, Miguel Portas deixou um legado substantivo e muito único de afetos, princípios, interesses e causas, ideias e ideais. Um pensamento sistemático, sustentado e sempre em construção, fundado num olhar e numa atenção visionários sobre as gentes e os povos, sobre os seus “invisíveis” e a relevância das suas relações, marcam presença no seu espólio. Uma maneira inconfundível de promover debates plurais e uma reflexão crítica e comprometida com a atualidade e sobre os desafios futuros deixou marcas e sementes que convidam e exigem a prossecução da vitalidade e generosidade a que, em tantas e diversas frentes, nos habituou. A sua reflexão e prática, marcada por agendas baseadas em inquietações, dúvidas, incertezas e controvérsias, em contraciclo da indiferença e irreverência e em compromisso com causas humanistas e civilizacionais, não só serviu de inspiração como de incentivo a ousadias de percursos por campos de (im)possíveis.
A Associação Cultural Miguel Portas, constituída por um grupo de amigos e familiares do Miguel Portas, no sentido de continuar a celebrar este legado material e imaterial criou um Prémio, que visa dar visibilidade a reflexões e práticas de largo espectro de domínios, níveis e tipo de ativismos.
Como forma de preservar e explorar o legado de Miguel Portas este Prémio orientar-se-á por princípios de fomento do Universalismo, de uma atenção focalizada nas gentes, nos povos e nas suas relações, e de promoção de debates e práticas plurais, leais e no respeito pelas diferenças.
Em torno de “agendas de inquietude”, de questões europeias e, em particular do mundo mediterrânico, este Prémio assume-se assim como um espaço de promoção e divulgação de aprendizagens, práticas e experiências de saberes, conhecimentos, ousadias e percursos no trilho do muito que sempre prematuramente ficou por desbravar.
ÂMBITO & DESTINATÁRIOS
O Prémio destina-se a iniciativas, projetos ou obras, de natureza pública ou privada, de caráter formal ou informal, que se distingam por serem exemplos de cidadania ativa, tolerância, promoção de diálogos em pluralidade e compromisso com causas emancipadoras.
Estas iniciativas, projetos ou obras, já realizados ou em curso, devem decorrer especificamente em Portugal.
EDIÇÕES ANTERIORES
2013-2014 – 1ª Edição
Vencedor: Projeto BINAURAL;
Menções Honrosas: Iniciativa BUALA e Iniciativa Mouraria Night Walk
TEMA DO PRÉMIO MIGUEL PORTAS 2015-2016
O tema para o Prémio MP de 2015-2016 é: “ Entre Pontes e Margens – Migrações”.
PRÉMIO 2015-2016
Será atribuído um 1º prémio com o valor monetário de 5.000 Euros e duas menções honrosas com valor monetário de 1.500 euros cada.
CANDIDATURAS
O processo de candidatura decorre no site www.miguelportas.pt, através de uma prévia manifestação de interesse dos próprios, com base em ficha de candidatura (formulário) disponível no site.
COMPOSIÇÃO DO JÚRI
O júri é presidido por Nuno Portas que, caso pretenda, poderá usar de voto de qualidade, e constituído por mais oito elementos.
VIGÊNCIA DO PRÉMIO
A frequência para a sua (re)edição, definição do valor pecuniário, tema, constituição do júri e tipo de prémio será definido sempre em cada nova edição.
CALENDÁRIO
Lançamento do Prémio Miguel Portas 2015-2016: maio 2015
Período de Candidaturas: 5 outubro a 31 dezembro de 2015
Sessão Pública de divulgação das candidaturas vencedoras: dia 30 de abril 2016, às 16 horas na Fundação Calouste Gulbenkian
APOIO FINANCEIRO
A 2ª edição do Prémio Miguel Portas tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian